Olá, tudo bem? Seja muito bem-vindo(a) ao Pobre Designer, um blog para designers em início de carreira.
Neste exato momento, você pode:
- Estar em dúvida sobre qual profissão escolher;
- Se interessar pela área do design, mas ainda não tem certeza se essa é a melhor opção para dedicar anos da sua vida;
- Já ter se decidido tornar-se um designer, e está buscando conhecimento para aprender de forma mais rápida e objetiva tudo o que é necessário para se tornar um bom profissional.
Se você se identificou com alguma das três opções acima, então você está no blog certo!
Se não é o seu caso, tudo bem também. Afinal de contas, você pode já ser um designer profissional e estar buscando mais conhecimento, referências e inspiração, ou até mesmo precisa relembrar algumas questões técnicas do design. Portanto, aqui também pode ser o seu lugar.
O que você vai encontrar no Pobre Designer

Nosso objetivo é desenvolver conteúdos que auxiliem na formação de novos profissionais do design brasileiro.
Não vamos postar as últimas notícias do mercado, até porque já existem diversos blogs de design que cumprem bem esse papel.
Prezamos por conteúdos mais densos e completos, que ajudem na sua formação e na sua carreira. Ao pensarmos em um novo artigo, primeiramente analisamos se o tema realmente vai ajudar você a se tornar um profissional mais qualificado.
Dessa forma, abordaremos os conceitos e os princípios básicos do design, bem como referências e inspiração para ajudar você nos seus projetos, sejam eles acadêmicos, pessoais ou comerciais.
Daremos prioridade à qualidade, então certamente você vai precisar aguardar alguns dias para ler um novo artigo aqui. Mas com certeza a espera vai valer a pena. 🙂
Se preferir, você pode ser avisado diretamente na sua caixa de entrada quando publicarmos um novo conteúdo. É só clicar aqui e cadastrar seu melhor e-mail em nossa lista vip.
Importante: Não esqueça de confirmar o seu e-mail acessando a sua caixa de entrada logo após se cadastrar. Essa confirmação dupla é importante para evitar que os e-mails acabem indo na caixa de spam ou promoções.
E mesmo assim não é 100% garantido! Para ajudar, adicione nosso e-mail em seus contatos de e-mail. Isso diminui o risco de você perder os novos conteúdos.
Além de novos artigos, você também vai receber conteúdos exclusivos que somente quem estiver cadastrado em nossa lista vai ter acesso. Portanto, cadastre-se agora mesmo!
Por que esse nome?

Para nós, batizar um projeto nunca foi uma tarefa fácil. Dúvidas e mais dúvidas surgem nesse momento.
No “mundo” dos designers, há algumas pessoas que adoram criticar trabalhos, projetos e portfólios, simplesmente por criticar, sem ao menos buscar saber um pouco mais sobre o que está sendo apresentado.
Não julgamos essas pessoas, pois realmente a nossa área está repleta de “profissionais” sem experiência vendendo “design”. Mas, será que a solução é criticar? Julgar? “Tretar”?
Acreditamos que há outra solução, simples e óbvia: COMPARTILHAR CONHECIMENTO.
Afinal de contas, quem somos nós para julgar, não é mesmo?
Mas sinceramente, não nos identificamos com designers que ficam reclamando do mercado, problematizando clientes e, principalmente, criticando pessoas da mesma área.
Todo e qualquer mercado possui aventureiros, ou seja, pessoas que não tem o conhecimento necessário para exercer determinada função. TODO, sem excessão.
Portanto, é através do compartilhamento de conhecimento que nós podemos atingir e ajudar as pessoas que estão dispostas a se desenvolver profissionalmente.
Mas não é meio contraditório utilizar o termo “pobre” no nome do blog?
Não precisamos ser 100% formais para conquistar nossos objetivos. O nome do projeto tem sim um tom de humor, mas nossa intenção com ele é justamente chamar atenção, trazer quem está iniciando na área e mudar essa mentalidade coletiva de “pobres” designers.
O Pobre Designer não é um blog de humor, mas sim um canal de conteúdo para auxiliar na formação de novos profissionais.
Sabemos que o designer precisa “ralar” muito para evoluir e conquistar seus objetivos. Sabemos que um diploma não é tudo hoje em dia, e que a maioria das faculdades não preparam o profissional para o mercado corporativo. Sabemos que, em muitos casos, a vida de um designer freelancer iniciante é solitária.
Por esses e outros motivos resolvemos utilizar o termo “pobre”. Mas, acima de tudo, queremos que os designers se valorizem e não tenham medo de errar. Como dizia Albert Einstein:
“Quem nunca cometeu um erro nunca tentou nada de novo.”
O começo de tudo

A ideia surgiu no final de fevereiro de 2017, e já no dia 8 de março nós criamos uma página no Facebook para iniciarmos a jornada.

As primeiras publicações eram bem diversificadas, com algumas imagens próprias, brincadeiras, memes, notícias e conteúdos compartilhados de outras páginas. Mas em pouco tempo, percebemos um grande número de pessoas cheias de dúvidas que estavam iniciando suas carreiras.
Com base nisso, a “cara” e os objetivos do Pobre Designer foram se formando, e surgiu uma imensa vontade de “pegar nas mãos” dessas pessoas e ajudá-las a se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente, através do compartilhamento de conhecimento que adquirimos durante anos de atuação profissional.
Em pouco tempo, a página foi crescendo com um ritmo acelerado, e o alcance e engajamento das publicações já estavam com números incríveis! Dá só uma olhada:

Durante o trabalho que estava sendo feito no Facebook, também estávamos desenvolvendo o blog, ajustando as ferramentas, criando os primeiros artigos, as imagens, e tudo mais.
No dia 28 de maio de 2017, há exatos 81 dias do início do projeto, ou seja, com menos de três meses no ar, batemos a marca de 10 mil seguidores no Facebook.

Talvez para algumas pessoas isso não represente nada demais, mas para nós foi um combustível para seguir em frente com o trabalho. Mensagens como a do Carlos (veja abaixo) também foram muito importantes.

Assim surgiu o projeto Pobre Designer, e após toda a correria inicial, finalmente no dia 6 de junho de 2017 o blog saiu do forno.
Um sonho estava se realizando, com a consciência de que estávamos assumindo uma responsabilidade com a nossa audiência e que havia muito trabalho pela frente.
Acreditamos fortemente que o conhecimento é a base para o desenvolvimento de bons profissionais, que levam a sério o mercado e, principalmente, seus clientes. Nosso papel é colaborar com o seu desenvolvimento e ajudar você a levar seu trabalho e sua carreira para outro nível.
Vamos juntos?
Será uma grande honra contar com você nessa jornada.
Cadastre seu e-mail abaixo para fazer parte da nossa comunidade de designers <3
P.S.: Compartilhe essa página no Facebook, Twitter ou Google+.
